POR QUE TREINAR A SUA MENTE?


cerebro_ativo1

A maioria dos cavaleiros e amazonas de todos os níveis treinam regularmente para realizarem o seu melhor nas provas; investem em cavalos, pagam um instrutor para ensinar-lhes as melhores técnicas sobre equitação, se associam à hípicas, aprendem as regras e regulamentos do esporte e, em seguida, apenas esperam a próxima competição, com o desejo que todo esse investimento e treinamento tenham valido a pena e que possibilite o tão desejado momento de glória.

O problema é que quando o grande dia chega, muitas vezes, eles acabam se sentindo decepcionados e frustrados por não terem desempenhado da maneira que gostariam.

A maioria não mede esforços nem tempo e dinheiro para por em prática a grande paixão de montar e competir, mas a maioria não dá a menor importância para uma parte fundamental, que é a sua mente.

No passado, já houve estudos com atletas olímpicos, onde eles foram solicitados a classificar-se em termos de preparação física, técnica e mental para a competição e descobriu-se que os atletas que classificaram sua preparação mental de forma mais alta, foram os que realizaram as melhores marcas.

Você provavelmente já deve ter passado por situações em que você se saiu super bem na competição, tudo deu certo, você montou como nunca. O seu sentimento foi de felicidade total, pois você finalmente encontrou a maneira certa e eficiente de montar. Pois bem, no dia seguinte ou na competição seguinte, tudo dá errado, você fica arrasado e mega frustrado. Mas porque deveria ser assim? Os seus níveis de habilidades não mudaram, a sua preparação física é a mesma do dia em que você foi campeão. Então provavelmente o que mudou foi a sua mentalidade. O seu foco, a sua motivação ou a sua confiança não foram os mesmos do seu dia de glória.

A boa notícia é que a nossa mentalidade é dócil e você pode treinar seu cérebro para alcançar e operar em níveis ótimos.

Então, o que exatamente um bom programa de treinamento mental pode fazer para você:

– Te ajudar a entender que cometer erros é apenas parte do jogo.

– Mostrar-lhe técnicas e ferramentas para que você possa regular a sua intensidade e foco.

– Te ajudar a controlar a ansiedade e nervosismo.

– Te ensinar a definir metas de processo em vez de metas de resultado.

– Te ajudar a lidar com a pressão da competição.

Esta é apenas uma pequena lista de como que um programa de treinamento mental pode te ajudar.

E você que é cavaleiro ou amazona não precisa ter um problema, ou estar sem confiança para se beneficiar de um programa de preparação mental. Você só precisa ter a vontade de ser melhor e ter o máximo de prazer e sucesso possível junto ao seu cavalo!