LIÇÃO DE CONCENTRAÇÃO DO 21 VEZES MEDALHISTA OLÍMPICO MICHAEL PHELPS


Muitos atletas, erroneamente, focam nos seus adversários. O melhor exemplo disso aconteceu nas semifinais e finais de Michael Phelps nos 200m borboleta, contra o nadador Sul Africano Chad Le Clos

Le Clos superou Phelps em 2012, nas olimpíadas de Londres, com um dos mais sofridos sprints que já se presenciou na história da natação. Como intenso competidor, podemos supor que Phelps usou a dor de sua derrota nos últimos quatro anos para estimulá-lo ainda mais do que nunca em seu treinamento

Antes da prova da semifinal, Le Clos parou diretamente em frente a Phelps, encarando-o e fazendo graça e movimentos bruscos, numa tentativa óbvia do sul-africano de distrair e intimidar seu famoso oponente. O que Le Clos não percebeu na ocasião foi que ele estava cometendo um erro fatal de concentração, que ao final do dia custaria sua medalha.

Se você quer realmente bater seu adversário, então você precisa focar em VOCÊ e no que VOCÊ está fazendo, não em seu rival. Tentativas de intimidar os concorrentes não apenas são demonstrações de falta de espírito esportivo, mas também podem construir um caminho para o fracasso!

Como Phelps fez, é válido usar um oponente e seus pensamentos a respeito dele para motivar-se e treinar mais duro e com mais foco aquilo que você precisa desenvolver. Contudo, quando você faz isso em meio à competição, você distrai a si mesmo e acaba sabotando sua própria performance.

Durante as semifinais, Le Clos chegou até mesmo a olhar com arrogância para Phelps durante a prova! Phelps, tanto nas semis quanto nas finais, não tomou conhecimento de seu oponente e, ao invés disso, controlou seu foco e concentração. Nos bastidores antes das finais, ele deliberadamente evitou Le Clos, preparando-se mentalmente para a sua prova, enquanto o sul-africano tentava encará-lo uma vez mais.

Os resultados da prova falam por si! Phelps, com 31 anos, ganhou sua vigésima medalha de ouro e Le Clos terminou a prova em quarto! Phelps nos ensina uma lição de grande importância:

SOMENTE USE O ADVERSÁRIO PARA MOTIVÁ-LO A PRATICAR E TRABALHAR COM MAIS DEDICAÇÃO! PARA DAR SEU MELHOR QUANDO É PRECISO, VOCÊ DEVE PERMANECER FOCADO NA SUA PROVA E NO QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO!

Se você quiser saber mais sobre práticas e estratégicas para controlar a sua mente e ter um melhor desempenho nas pistas clique aqui!