SE MEREDITH NÃO AGUENTOU A PRESSÃO, IMAGINE NÓS! ENTÃO O QUE FAZER?


Saber lhe dar com a pressão pode ser difícil até mesmo para cavaleiros e amazonas que convivem constantemente com ela. Durante a Olimpíada Rio 2016, na final individual da modalidade salto do hipismo, a experiente amazona Alemã, Meredith Michaels-Beerbaum, errou no primeiro salto, o que a deixou totalmente fora da disputa por medalha. 

E logo após a competição ela fez a seguinte declaração :

“ Eu acho que, olhando para trás, eu só queria muito. Eu estava pensando em outras coisas, não havia espaço para uma falha aqui hoje, não havia espaço para faltas com o meu tempo e a mente talvez foi indo rápido demais e eu me desconcentrei para o primeiro obstáculo. Infelizmente, eu percebi isso tarde demais antes que eu pudesse corrigir o fato de que eu não tinha uma boa distância.”

“Você pode ver o quão rapidamente isso acontece. É bastante decepcionante porque o cavalo estava em fantástica forma e ele não fez, é claro, nada de errado. Foi uma decepção, mas graças a Deus ele está bem. Eu não quiz completar o percurso por medo de que algo estivesse errado, que ele tivesse se machucado. Eu só saltei mais um obstáculo para ver, sentir se ele estava bem. Então, eu estou feliz por isso.”

“Isso faz parte do nosso esporte e você pode ver o quão difícil a Olimpíada é mesmo para alguém como eu, que passa por situações de pressão muitas e muitas vezes.”

Se para amazona top como a Meredith as vezes é difícil manter-se na zona ótima de competição, imagina para aqueles que estão iniciando ou que montam de forma amadora. 

Podemos pensar que cada emoção que sentimos é uma forma de energia. Ficar na zona ou ter a mente no lugar certo significa saber usar toda a nossa energia de concentração durante a competição. Quando fazemos isso de forma eficaz, aumentamos a capacidade de montar com clareza e foco. E também se torna mais fácil tomar decisões eficazes em face a pressão externa.

Desenvolver o sua mentalidade competitiva abrange vários elementos que implicam na análise do seu sistema de crenças, da sua auto conversa e aspectos subjacentes a sua auto identidade que alimentam a sua capacidade de criar os resultados que você deseja.

Durante a competição, as emoções, as pressões e distrações do ambiente se intercalam com o que está se passando dentro da sua cabeça. A energia externa se mistura com a energia interna o que pode gerar inúmeros resultados. Dependendo da sua preparação mental, o que se manifesta no exterior pode ser sentimentos de nervosismo, ansiedade e perda de foco ou pode ser de confiança e clareza. Tudo se resume à capacidade de dirigir de forma consistente o seu foco para que te dê poderes e força mental para aproveitar a energia e usá-la a seu favor.

Isto é o que os cavaleiros e atletas de elite, na maioria das vezes, sabem como fazer. Eles reconhecem as forças que estão fora de seu controle e da sua influência, mas mesmo assim desenvolvem a habilidade mental que lhes permitem continuar a executar o seu melhor. Esses cavaleiros aprendem a praticar técnicas de treinamento mental, juntamente com as técnicas de treinamento físico e são consistentemente capazes de produzir altos resultados.

Então, como isso é possível? Como você pode desenvolver esse tipo de força mental? Com os meus clientes privados, eu trabalho um programa de 5 passos que incorpora os seguintes elementos:

1. Desenvolver a sua mentalidade na competição. Isso engloba vários elementos que envolvem a análise de seus sistemas de crenças, auto conversa e aspectos da auto identidade que nutrem a sua capacidade de criar os resultados que você deseja.

2. Trabalho de respiração para que você possa gerir eficazmente as suas respostas emocionais e físicas para ficar na zona ótima de desempenho.

3. Técnicas de visualização

4.  Estratégias eficazes pré e pós competição, bem como um plano para o dia da competição

5. Técnicas de programação mental e ancoragem.

Da mesma forma que se treina as aptidões físicas é preciso treinamento mental e planejamento para lidar com a pressão da competição. Esperar montar e executar o seu melhor sem treinar os seus músculos mentais significa estar instável: às vezes dará certo, às vezes não.

A chave encontra-se em desenvolver um plano de treinamento mental eficaz que irá permitir que você fique simultaneamente positivo, criativo e focado evitando que as pressões externas prejudiquem o seu resultado e objetivo global.

Se você quiser saber mais sobre práticas e estratégicas para controlar a sua mente e ter um melhor desempenho nas pistas clique aqui!