QUAL É A MELHOR MANEIRA DE SUPERAR A ANSIEDADE E CONTINUAR MONTANDO NORMALMENTE DURANTE UMA COMPETIÇÃO?


Essa semana eu recebi essa pergunta: Como faço para não ficar tão ansiosa e conseguir continuar montando normalmente quando estou em competições?

R. Um dos grandes benefícios da competição é que ela já está marcada em seu calendário e você sabe que está próxima, então você pode de fato se preparar! Há muita coisa que você pode fazer para superar a ansiedade antes e durante a competição, e tudo isso tem haver com a sua habilidade de controlar o seu foco e seu estado emocional. É importante que você antecipe o estresse que antecede o campeonato e se treine para lidar com ele, ao invés de apenas tentar “aguentar a barra” no dia.

A habilidade de relaxar e manter o foco é algo que pode ser aprendido, é uma coisa que você pode ensinar a você mesmo como fazer. Se você está passando constantemente por momentos de ansiedade, então você provavelmente vai repetir esse comportamento com que faz que você se torne ansioso. A melhor maneira de lidar com isso é estar consciente desse seu estado e mudar a sua linguagem corporal, não deixando que a ansiedade cresça dentro de você e que se torne um comportamento padrão.

Uma forma rápida e efetiva de influenciar o seu estado é mudar a sua linguagem corporal. A maneira como usamos o nosso corpo afeta de forma imediata e especifica o nosso estado e a maneira como nos sentimos.

Outra técnica que eu gosto de usar é ancorar o sentimento de relaxamento no corpo. Sempre que sentimos uma emoção forte e ela é acionada por um gatilho específico, essa emoção na verdade está se ancorando em seu corpo. A música é um bom exemplo disso – pense uma ocasião com amigos, ou você em uma situação fabulosa na qual você ouviu uma música. Você pode ouvir essa mesma música 10 anos depois, dirigindo na estrada ou no supermercado, e todos aqueles sentimentos irão aflorar novamente.

Por quê? Porque a música oferece uma âncora para aquele sentimento, aquele estado. Todos ancoramos sentimentos conscientemente e inconscientemente o tempo todo. É importante ter a habilidade de conscientemente ancorar estados desejáveis – tais como a confiança, o relaxamento – e então acioná-los com um certo gatilho especifíco, que pode ser um movimento, um toque, uma música…

Então, mudança de estado e ancoragem são dois exemplos que você pode utilizar. Eu entro mais afundo nessas técnicas no Programa Competir com Sucesso. Clique aqui e saiba mais.