MENTALIDADE COMPETITIVA DE SUCESSO


No mês passado, no post "Se Meredith não aguentou a pressão, imagina nós! Então o que fazer?", mencionei um processo de cinco passos que uso com os meus clientes de coach. O primeiro deles envolve o desenvolvimento de uma “mentalidade de competição”, algo que é muitas vezes ignorado quando criamos e implementamos um plano para a preparação e o dia da competição.
Criar e otimizar uma mentalidade competitiva de sucesso é muito mais do que ter uma “boa atitude”. É a respeito de criar um mundo interno que te fortifique contra a pressão externa e distrações, e permita que você monte dando o melhor de suas habilidades sempre. Essencialmente, permite a você expandir tudo aquilo que está em seu controle e deixar todo o restante de lado.  

Muitos estudos mostraram que se você separa um grupo de atletas com mesmo nível de habilidade e dá apenas a metade deles treinamento mental, aqueles que receberam esse tipo de orientação irão superar de forma consistente aqueles que não receberam. Isso nos prova que ser capaz de criar os resultados que queremos não se trata apenas de “trabalhar duro”. Tempo de sela é essencial, mas assegurar que você esteja com a cabeça no lugar é algo crucial para você realmente realizar com sucesso o que deseja.

Criar uma mentalidade competitiva envolve a criação de um espaço interior no qual você pode “entrar” para se preparar mentalmente e chegar ao limiar de sua mente; trata-se de alinhar todos os componentes de seu mundo interior – seu sistema de crenças, sua voz interior e sua identidade – e ver como tudo isso pode contribuir para a sua realidade externa. A chave fundamental de sua mentalidade é seu sistema de crenças. O que um cavaleiro acredita, o que ele pensa ser possível ou impossível de fato determina o que virá. 

Por que isso? Sob uma perspectiva bioquímica e neurológica, quando você não acredita em algo, você está enviando ao seu sistema nervoso mensagens consistentes de que você deve limitar ou eliminar habilidades, pois não chegará a resultados. Você basicamente cria uma barreira ou limitação em relação ao que acredita ser possível. Como consequência, sua mente aceita as limitações e não mais busca maneiras de quebrar tais barreiras.   

Quando repetimos ou reforçamos uma crença de modo consistente, criamos um senso de permanência que atrai o pessimismo, a procrastinação e a inação. A chave para produzir o tipo de resultados que você deseja é apresentar as coisas para você mesmo de um modo que o coloque em um estado no qual você pode acionar ações de qualidade que te levarão ao objetivo planejado e desejado.  

Como suas crenças afetam o que está por vir? O que você acha que sua mentalidade competitiva poderia fazer com um pouco mais de treino? 

Se você quiser saber mais sobre práticas e estratégicas para controlar a sua mente e ter um melhor desempenho nas pistas clique aqui!