GERENCIANDO SEU ESTADO DE COMPETIÇÃO


Quando se trata de competição, ou de performance em situações de grande pressão, ser capaz de gerenciar o seu estado emocional é crucial no esporte, já que o estado ótimo de competição se refere à habilidade de manter o seu coração dentro de um certo ritmo – um ritmo que assegure que estamos fisicamente e mentalmente dando o nosso melhor.
Obviamente, a variação desse ritmo depende do esporte em questão, mas o que sabemos é que estamos sempre buscando um ritmo cardíaco abaixo de 120 batimentos por minuto. Sair de nossa zona de maior rendimento tem consequências em nossas funções cerebrais que trazem alguns sintomas e sinais típicos: perda de foco, clareza e da habilidade de tomar decisões racionais! Nada muito bom quando você está na pista!  

Muito embora poucos de nós tenhamos sido agraciados com o dom desse tipo de controle que permite monitorar o ritmo do coração, temos o controle sobre a nossa respiração. Então a sua habilidade de controlar e regular a sua respiração se torna seu super poder para exercer o controle sobre o coração (os sistemas cardiovascular e respiratório estão intimamente ligados), bem como sobre a atividade cerebral. Essa é a ferramenta mais tangível que temos para gerenciar nossa fisiologia e nossas emoções, e assegurar que nós estaremos em nossa zona de alto rendimento para treinar e competir. 

Uma das minhas técnicas de respiração favoritas para isso é a respiração 1 para 2. Sua prática é muito simples. Respirar nessa proporção significa que você tem uma inalação na qual estabelece 4 contagens, e uma expiração em que estabelece 8 contagens. Se você contou até 6 na inspiração, o mesmo se aplica: contará até 12 para expirar. Você simplesmente dobra o tempo de expiração, em comparação com aquele de inspiração.  

Essa é uma ferramenta bem fácil e muito eficaz que você pode usar em qualquer estágio. Você pode usar quando estiver esperando por sua vez no paddock, ou pode usar antes de começar o seu percurso ou reprise; em qualquer circunstância que você sentir que as coisas estão fugindo do seu controle. Traga à tona essa contagem de respiração de 1 para 2 e você irá gerenciar melhor o seu estado na competição. 

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