MONTAR É 80% MENTAL E 20% FÍSICO


Esporte equestre é uma das poucas áreas de competição e recreação onde existe uma íntima e direta interação entre dois seres vivos, com sistemas nervosos independentes, onde ocorre uma complexa ligação entre os pensamentos e sentimentos do cavaleiro com o comportamento do cavalo.

Há quem diga que montar é 80% mental e 20% físico.

Independente da modalidade equestre, cavaleiros de todos os níveis, principalmente os que competem constantemente são afetados por preocupações e sentimentos como nervosismo, medo, angústia e frustração. E isso geralmente atrapalha o desempenho e a performance.

É comum escutar cavaleiros dizerem que ficam muito nervosos e ansiosos antes da competição, que não entendem porque treinam super bem e que na hora da prova tudo dá errado, que não dormem dias antes da competição, não conseguem comer e ficam trêmulos. 

Se você pensar que o cérebro é o motor da sua mente e se você tiver conhecimento de como ele funciona, você terá a possibilidade de fazer ele trabalhar a seu favor. Tendo controle do seu cérebro, você pode treinar a sua mente para ser mais focado, mais confiante e mais efetivo. Quanto melhor você treinar a sua mente, menor será o esforço e a energia gastos no seu treinamento e do seu cavalo, aumentando o seu sucesso e prazer.

Existem algumas habilidades mentais específicas que contribuem para o sucesso no esporte e todas elas podem ser aprendidas e melhoradas com a instrução correta e a prática contínua. O coach esportivo juntamente com a Psicologia do Esporte possibilitam uma maior consciência e aprendizado dessas habilidades importantes.