O PODER DA RESPIRAÇÃO!


A revista Ser Médico do CREMESP publicou na sua edição 78, ano XX, referente a jan/fev/mar de 2017, na página 31, uma notícia não assinada com o título acima mencionado. A notícia informa que se você respirar fundo, fizer uma pausa e soltar o ar lentamente, contando até 5, e repetir isso quatro vezes, você acalma o seu sistema nervoso.

Segundo o artigo, isso ocorre por que a respiração controlada (há várias técnicas) reduz o estresse, melhora o sistema imunológico, reduz a insônia, e depressão e o déficit de atenção. E o artigo continua, informando que mudar conscientemente a respiração pode mandar sinais para o cérebro ajustar a atividade do ramo parassimpático do sistema nervoso autônomo, diminuindo a frequência cardíaca e a velocidade de digestão, promovendo uma sensação de calma.

Também é reduzida a atividade do ramo simpático, que controla a liberação de hormônios ligados ao estresse, como o cortisol, segundo explicação do Dr. Richard Brown professor clínico associado de Psiquiatria da Universidade de Columbia, coautor do livro “O Poder da Cura pela Respiração”.

A respiração é a ferramenta mais tangível que temos para gerenciar nossa fisiologia, nossas emoções e assegurar que estaremos em nossa zona de alto rendimento para treinar e competir. 

Uma das minhas técnicas de respiração favoritas para isso é a respiração 1 para 2. Sua prática é muito simples. Respirar nessa proporção significa que se você inspirar em 3 contagens, você deverá expirar em 6 contagens. Se você contou até 6 na inspiração, o mesmo se aplica: contará até 12 para expirar. Você simplesmente dobra o tempo de expiração em comparação com o tempo de inspiração.  

Essa é uma ferramenta bem fácil e muito eficaz que você pode usar em qualquer estágio. Você pode usar a técnica de respiração quando estiver esperando por sua vez no padoock. Pode também usar antes de começar o seu percurso ou reprise, ou em qualquer circunstância que você sentir que as coisas estão fugindo do seu controle. Traga à tona essa contagem de respiração de 1 para 2 e você irá gerenciar melhor o seu estado na competição.