COMO SE MANTER FOCADO NO QUE IMPORTA DURANTE A COMPETIÇÃO


Quando você entra na pista com o foco em um ou mais “ICs” ​​(fatores incontroláveis), três coisas sempre acontecerão com você. Primeiro, você começará a ficar nervoso e fisicamente tenso. Em segundo lugar, você perderá sua autoconfiança. Em terceiro lugar, e como resultado direto desses dois primeiros, seu desempenho rapidamente vai cair. Um incontrolável é qualquer fator antes ou durante a sua competição que está diretamente fora do seu controle.

Os incontroláveis ​​são armadilhas mentais. Quanto maior a competição, maior será a probabilidade de que você caia nelas. Como você evita uma armadilha? VOCÊ TEM QUE VER! VOCÊ TEM QUE SABER QUE ELA EXISTE! Você precisa saber quais são os incontroláveis ​​e, especialmente, os que frequentemente te atingem ou que já te atingiram no passado.

Aqui vai um exercício que eu recomendo que você faça:

Abaixo está uma lista de alguns incontroláveis ​​típicos. Percorra a lista e coloque um asterisco ao lado de cada “IC” que já tenha te atingido. Quando você terminar, pegue um pedaço de papel e liste todas os “ICs” que você marcou. Em seguida, pegue esta lista e coloque-a em um lugar altamente visível . Por que você deve fazer isso?  Se os incontroláveis ​​são armadilhas mentais, a única maneira de EVITAR uma armadilha é poder vê-la com antecedência. Então, ter uma lista desse tipo o manterá consciente do que você deve ficar longe.

Alguns exemplos de “ICs”:

* Quão grande é o evento/concurso/competição

* Performances de seus companheiros de equipe

* Os outros conjuntos (cavaleiros e cavalos)

* Comportamento do seu cavalo

* O oficiais (Juiz, desenhador, comissário…)

* Clima, temperatura (quente / frio), vento, chuva, etc.

* As condições da pista

* Sorte – boa ou má

* Percurso / Reprise / Tipo de linha/ Tipo de obstáculo

* Como você se sente no dia (doença, fadiga, lesão, etc.)

* Como o seu cavalo se sente (físicamente e emocionalmente)

* As expectativas das outras pessoas sobre você (o que elas pensarão sobre você)

* Quem está assistindo a competição

* Qualquer coisa relacionada ao FUTURO (resultado – ganhar)

* Qualquer coisa relacionada ao PASSADO (erro, última competição, tombo etc.)

* O inesperado (atrasos na prova, etc.).

* Lesões que ocorrem durante a competição

Tenha em mente que se concentrar em um incontrolável por si só não irá causar problemas. O que  pode causar um baixo desempenho é se concentrar em um incontrolável e NÃO retomar imediatamente a sua concentração para as coisas que você pode controlar! É perfeitamente natural se preocupar com os incontroláveis, mas quando isso acontecer, certifique-se de que você:

# 1 – RECONHECE QUE ESTÁ FOCANDO EM UM INCONTROLÁVEL

# 2 – RÁPIDAMENTE E GENTILMENE RETORNE O SEU FOCO PARA QUE VOCÊ PODE CONTROLAR E O QUE É IMPORTANTE NAQUELE MOMENTO.

O que importa é você, a sua atenção no seu cavalo, a sua respiração, o seu ritmo, o seu contato, a sua reação à ação e qualquer outra coisa que o mantenha no momento presente, livre de “pensar” sobre o passado ou futuro.

Lembre-se, a única coisa que você sempre pode aprender a controlar é como VOCÊ ESCOLHE reagir a todos esses incontroláveis.