ESTAR NO MOMENTO


Neste post vou escrever um pouco o que eu venho aprendendo sobre o que  significa estar no momento. Muitas pessoas têm o hábito de se concentrar no passado ou se preocupar com o futuro. Algumas fazem isso mais do que outras, mas de alguma forma todos nós temos a tendência de ficarmos presos em nossas emoções. Nós achamos que estamos sendo muito conscientes porque estamos constantemente pensando, preparando e planejando. Na verdade, isso é muito insensato à medida que ficamos tão envolvidos pensando no que passou, no que deveria acontecer, como a vida será melhor quando…. Enquanto fazemos isso deixamos de viver o momento, pois ele já passou e nunca vamos recuperá-lo novamente. Temos apenas um certo número de momentos em nossas vidas. Não devemos desperdiçá-los e perder a oportunidade do agora, de estar sintonizado com nós mesmos e com tudo ao nosso redor. Para fazer isso, precisamos deixar nossos pensamentos apenas ir e vir e não ficarmos presos a eles. Concentrar-se em nossa respiração geralmente ajuda bastante. A respiração é uma das ferramentas mais eficazes que temos sempre a nossa disposição e ainda é grátis.

Esta é uma explicação realmente bem simplificada do que tenho aprendido, mas espero que tenha algum sentido. Eu também aprendi que quando estou presente no momento enquanto monto, estou muito mais atenta às nuances e necessidades dos meus cavalos. Isso me ajuda a entender que cada treino/competição e cada cavalo são únicos. 

Outro fator benéfico de estar presente é não julgar a nós mesmos e aos outros. Oh, que tarefa difícil! Mas tenho melhorado nisso. Eu realmente cada vez mais gosto de ler, pesquisar e estudar diferentes filosofias sobre a vida e auto conhecimento para levar uma vida mais significativa e também evoluir na minha equitação. 

Então: pare, sinta a sua respiração, libere seus pensamentos e viva o presente!

Algumas dicas de livros que irão te ajudar a estar no momento:

Já ouviu falar de Mindfulness? Provavelmente sim, afinal, os blogs, a mídia e as pessoas não param de falar sobre o assunto, não é mesmo? Mindfullness, o livro de Mark Williams e Danny Penman, é um guia sobre o assunto que te ensina a se concentrar melhor e te ajuda a desenvolver sua atenção. A proposta é revelar um conjunto de práticas simples, mas poderosas, que você pode incorporar a seu dia-a-dia, para viver com menos stress, medo e ansiedade. Esses exercícios de meditação foram desenvolvidos para que você se conheça melhor, aprenda mais sobre seu próprio corpo e viva de maneira positiva. Aprenda a lidar com seus pensamentos e separe um tempo durante seu dia para esses exercícios. Se você se sente deprimido, infeliz ou estressado, utilizar os ensinamentos desse microbook podem te ajudar. Confira! Você pode ler o resumo desse e vários outros livros através do aplicativo no seu celular. Para saber mais sobre o aplicativo clique aqui! Ou você também pode comprar a versão impressa ou Kindle clicando nas imagens abaixo.