ACREDITAR EM SI MESMO


Muitos cavaleiros e amazonas, principalmente amadores, sofrem com a falta de confiança nas suas próprias habilidades e capacidades. Não estou falando da falta de confiança competitiva. O que quero dizer é que a grande maioria não acredita ser capaz de fazer aquilo que “supostamente é capaz”. Por exemplo não se sentir capaz de saltar na competição a mesma altura que saltou durante o treino. Muitos não acreditam serem capazes de expressar todo o seu potencial quando mais necessitam e precisam – ou seja, no dia da competição. Esta falta de crença em si próprio cria um padrão mental de medo e tensão que pode causar vários problemas antes das competições. Os problemas ou obstáculos mais comuns são:

  • Um enorme sentimento interno de não ser suficientemente bom, gerando nervosismo extremo e incapacitante, muitas vezes gerando reações fisiológicas (suor exagerado, vómitos, má disposição, dores de cabeça, intestino solto);
  • Pensamentos negativos de vários tipos;
  • Baixos níveis de energia (quando entram na pista, surge a sensação de perda rápida de energia);
  • Preocupação excessiva com pequenos detalhes que podem nunca ocorrer;
  • Sensação de intimidação face aos outros concorrentes;
  • Ciúmes, inveja de outros atletas;
  • Perda de controle sobre os seus próprios pensamentos.

Assim que o cavaleiro começa a acreditar em si próprio estes sintomas ou situações problemáticas na sua grande maioria desaparecem, permitindo o desenvolvimento de sentimentos e pensamentos positivos, de confiança, de capacidade, além de uma enorme sensação de bem-estar.

Tudo isto é essencial para conseguir se colocar na sua zona de bom funcionamento nos momentos que antecedem a competição.

Um dos principais fatores que atrapalha os cavaleiros e afeta o rendimento é o Nervosismo.

Na verdade o nervosismo é uma coisa boa, é sinal que o cavaleiro está se preparando, que todo o seu corpo está ficando em estado de alerta e energizado para poder responder de forma eficaz ao desafio que está prestes a acontecer.

Por isso o cavaleiro não dever ficar nervoso por se sentir “nervoso”. A estratégia é aproveitar essa grande mobilização energética que o estado “nervoso” exige de todo o organismo, e utilizá-la a seu favor durante a competição. Para que isso aconteça, o cavaleiro dever orientar os seus pensamentos para as rotinas pré-competitivas, utilizando um bom diálogo interno para o guiar em todo o processo.

É importante que o cavaleiro tenha uma rotina pré-competitiva devidamente treinada e implementada, levando em consideração os aspectos de ativação motora (aquecimento) e os aspectos de ativação mental (rotinas motivacionais, de visualização da técnica, de capacidade, de superação, de coragem, entre outras). Dessa forma ele estará propiciando um estado de zona de bom funcionamento e por outro lado afastando o aparecimento de preocupação e de todos os aspectos sabotadores.

Uma das formas de trabalhar nas suas auto crenças e nas suas habilidades e capacidades é utilizar um recurso que você tem sempre ao teu dispor – a tua mente.

Um ótimo recurso que você pode começar a usar ainda hoje é a visualização. Segundo pesquisas científicas, as imagens mentais que simulam movimentos sejam eles de qualquer natureza, utilizam os mesmos circuitos motores que os movimentos reais, ainda que a sua intensidade não sejam da mesma magnitude. Partindo deste princípio pressupõem-se que a técnica de visualização é um recurso extremamente importante e potencializador para o treino esportivo.

O que você deve fazer é implementar de forma sistemática e programada a prática da visualização, antes, durante e depois do treino. Comece pouco a pouco a imaginar na sua mente a técnica que pretende fazer ou gostaria de conseguir realizar. Pense e imagine como se realmente estivesse acontecendo. Durante o treino foque a tua imaginação e concentração naquilo que visualizou previamente e se detectar algumas imperfeições, imagine novamente como deve fazer, siga essas imagens e execute. Depois do treino reveja mentalmente o que fez, verifique se existe alguma coisa que poderia ou que quer melhorar e visualize fazendo.

A visualização, assim como o treino físico é um processo que será e ficará mais eficaz à medida que você for praticando. A visualização permite melhorar a capacidade de controle sobre as suas imagens e consequentemente sobre o seu aparelho motor.

O único truque para que a visualização tenha realmente efeito é que apenas os atletas dedicados aplicarão esta técnica todos os dias. Irão existir atletas que farão e aqueles que querem melhorar, mas não querem perder tempo com a técnica. Certamente você está no 1º grupo. Assim sendo fico certa que você irá sentir mudanças positivas e benefícios extras.

A visualização pode ser aplicada para beneficiar vários aspectos:

  • Para ultrapassar e reduzir o nervosismo extremo;
  • Para aprender de forma mais fácil e rápida;
  • Eliminar a intimidação competitiva;
  • Aumentar e controlar os níveis de energia;
  • Controlar e atingir estados de relaxamento;
  • Controlar e atingir estados de ativação;
  • Eliminar a negatividade;
  • Melhorar a consistência competitiva;
  • Motivação e ânimo.

Acredite e si mesmo e comece a visualizar o mais breve possível.

Se você quiser saber mais sobre práticas e estratégicas para controlar a sua mente e ter um melhor desempenho nas pistas clique aqui!