O PODER DA VISUALIZAÇÃO


Durante os jogos olímpicos Rio 2016 presenciamos uma linda disputa de atletas pelo lugar mais alto do pódio. 

Tivemos a oportunidade de ver atletas extremamente talentosos e fisicamente dotados, atletas que se dedicaram e treinaram arduamente, os melhores dentro do seu esporte.

Vimos o Estados Unidos conquistar 121 medalhas, quase o dobro da Inglaterra, segunda colocada no quadro de medalhas. Acredito que esse sucesso se deve ao grande investimento que é feito no esporte e também ao uso de uma ferramenta muito poderosa: a visualização. 

Pesquisando sobre visualização encontrei diversas citações de atletas americanos que conquistaram medalhas nas Olimpíadas Rio 2016. O que comprova o quanto a ferramenta de visualização é altamente eficaz.

Kaila Harrison, medalhista de ouro no judô, imagina todos os dias o seu sucesso nas olimpíadas. “Toda noite me visualizo ganhando as olimpíadas. Eu me vejo no pódio cantando o hino e sinto a medalha de ouro em volta do meu pescoço e depois abraçando o meu treinador. Visualizo isso todas as noites.”

A nadadora Missy Franklin, ouro no 4x200m livre, usa a visualização para reduzir a ansiedade sobre o desconhecido.“Quando eu estou lá, eu já imaginei milhões de vezes o que vai acontecer, então eu não preciso realmente mais pensar sobre isso.”

Troy Dumais, atleta do salto ornamental, usa a visualização como maneira de praticar mentalmente a sua execução.“Se você consegue se imaginar executando o salto de forma perfeita, as chances de você acertar aumentam muito”

A esgrimista Mariel Zagunis, medalhista de bronze no Rio, usa a visualização como uma maneira de rever o seu plano de jogo contra os seus oponentes.“No sabre os pontos acontecem em frações de segundos. A visualização me prepara para cada situação, portanto quando acontece, já estou pronta para enfrentar.

A visualização também pode ser usada:

  • Para permanecer relaxado antes e durante as competições.
  • Para obter o estado mental apropriado para competir.
  • Para aumentar confiança antes de um evento.
  • Para mover-se depois de erros.
  • Para recupera-se depois de um evento ruim.

Um dos maiores benefícios da visualização é a preparação mental e emocional. Pesquisas mostram que a visualização pode melhorar a execução em até 45 por cento!

Quanto mais você visualizar mais hábil ficará. A visualização é uma maneira muito eficaz de treinar mentalmente o que você precisa executar.

Os resultados vistos nas olimpíadas são devidos tanto ao treinamento físico quanto ao treinamento mental.

O mesmo treinamento mental que beneficia os atletas olímpicos pode ser usado por qualquer pessoa, basta implementar na rotina de treinamento.

Tente essas dicas:

Dica 1 – A prática faz a perfeição

Se você luta com a visualização, então eu tenho uma notícia reconfortante para você. Você é normal. Claro que algumas pessoas têm a capacidade de fechar os olhos e instantaneamente trazer imagens claras, mas para muitos de nós esta é uma habilidade que precisa ser desenvolvido ao longo do tempo. No entanto, com a prática, todo mundo tem a capacidade de visualizar.

Há dois princípios chaves para se ter em mente quando se pratica a visualização. O primeiro é que a sua prática precisa ser consistente. 10 minutos todos os dias, será sempre melhor do que uma única longa sessão uma vez por semana. E isso ajuda a ter um compromisso de praticar a sua visualização todos os dias. Praticar assim que acordar é o ideal. Isso ocorre porque a mente está pouco lúcida ainda, neste momento, o que se torna mais fácil de evocar imagens.

O segundo princípio fundamental é que você precisa estar positivo. Mesmo que você não consiga invocar imagens cristalinas, você ainda terá enormes benefícios de sua prática de visualização. Ela mesmo assim ainda funciona. Basta conectar-se com a imagem da maneira que puder. Algumas pessoas conseguem sentir a imagem, outras apenas tem uma noção de como deve ser. Não importa o sua capacidade atual de visualização, continue fazendo e permita que ela se desenvolva.

Dica 2 – Visualize o que você quer

Um dos efeitos mais poderosos da boa visualização é que ela programa o cérebro subconsciente. Você pode pensar que o cérebro subconsciente é como se fosse um míssil auto-orientado. Quando um míssil auto-orientado é disparado, ele começa a se mover em direção a sua meta programada. Em quanto ele se move em direção a sua meta, ele avalia as suas coordenadas em relação ao alvo, e faz mini-ajustes para corrigir o seu caminho. Nosso cérebro subconsciente funciona da mesma maneira. Ele identifica nossas coordenadas e, naturalmente, nos move em direção ao nosso destino.

O problema é que a maioria das pessoas programam a sua mente subconsciente com coordenadas negativas.  Visualizam imagens de fracasso, repetem erros, pensam sobre cenários negativos que podem acontecer, e imaginam as consequências negativas que podem surgir. Infelizmente, a mente subconsciente não julga. Ela não diz  “essas coordenadas são negativas, então eu vou ignorá-las”. Dessa forma, é muito semelhante ao sistema GPS do carro. O GPS não julga, ele simplesmente leva você para o destino programado. Dentro da sua mente é o único lugar onde você pode garantir o sucesso. Você pode executar as habilidades perfeitamente, você pode dominar a sua concorrência, e você pode garantir a vitória. Ao visualizar o sucesso, você programa o seu subconsciente para ir em direção a ele.

Dica 3 – Use todos os seus sentidos

A visualização é importante, mas o mais importante é o sentimento que você cria dentro de você. Uma visualização sem sentimento é como um carro sem combustível. Sentimentos levam a emoções, e as emoções são o combustível de seu desempenho. Crie emoções fortes, e você vai criar estados de desempenho poderosos. Com base nisto, uma grande chave da visualização está em aumentar a intensidade das suas emoções.

Vamos fazer um exercício rápido. Feche  os olhos e tenha consciência da sua respiração. Sinta o movimento da respiração através de seu corpo. Inspire e expire lenta e profundamente, liberando toda e qualquer tensão. A cada respiração você vai relaxar um pouco mais. Conforme for relaxando, se imagine na arena competindo.Onde é a competição? Com quem você está competindo? Veja se você pode envolver todos os sentidos. O que você vê? O que você ouve? O que você sente? Vai um pouco mais fundo. O que você cheira? Brinque com essas imagens. Veja-se desempenhando o seu melhor. Dê-se permissão para sonhar, para empurrar os seus limites atuais. Uma vez que você conseguir fazer isso, você ira se sentir completamente conectado com a sua visão.

Se você quiser saber mais sobre práticas e estratégicas para controlar a sua mente e ter um melhor desempenho nas pistas clique aqui!